O Brejo


A paraíba está dividida em quatro Mesorregiões, estas estão subdivididas em 23 Microrregiões, o Brejo paraibano é uma microrregião que está inserida na mesorregião do Agreste, composta por oito municípios: Bananeiras, Borborema, Serraria, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Pilões e Matinhas. De acordo com a divisão da regionalização do turismo, outros municípios fazem parte do brejo, são eles: Guarabira, conhecida como “Rainha do Brejo”, Solânea, Araruna, Pirpirituba, Arara e Campo de Santana.

Uma característica comum na região são as grandes altitudes que contribuem junto a uma alta umidade para baixas temperaturas principalmente nos meses de maio até agosto, chegando a 14ºC. Este clima com ar de europa tem atraído investimentos imobiliários para a região, com maior presença em Bananeiras e Areia.

Existem alguns roteiros que tem aumentado o fluxo de turistas na região, entre eles os caminhos do Padre Ibiapina, Caminhos do Engenho, Os caminhos do Frio.

Anúncios

5 Respostas

  1. Essa região da Paraíba é sessacional. Cidaees com arquitetura antiga, belas paisagens naturais, grandes eventos, parte da cultura açucareira do Nordeste, parte da cultura e da colonização Européia na Paraíba. Aliado a tudo isso, um povo educado, acolhedor, e muitas, muitas mulheres bonitas. Eu vou terminar indo morar por ai.

  2. cara muito bom seu trabalho parabéns!!!!
    tô de retorno a esse esporte espetacular que é o moutain bike vamos pedalar bastante derrepente nóis se bate poraí ou porakí !!!!

    abraço

  3. Bananeiras uma das cidades do brejo da Paraiba, onde eu poço curtir um clima europeu sem precisar ir a Europoa’.
    Posso tb passar por um processo de regressão e reviver minha infancia, qdo de passagem vindo de Serraria ou Solânea. E recordar momento felizes da juventude e ainda estar junto aos colegas corretores da Paraiba. Posso tb lembrar-me de uma poesia singela e marcarte: Lá vem o sol saindo por detrás das bananeiras, não sol e não é nada é a bandeira brasileira. EU (Tereza Ribeiro)

  4. Realmente um lugar lindo porem mto mau desenvolvido na área de saúde, educação e segurança, SAUDE então o hospital e bananeiras e um horror, SEGURANÇA zerooooo, mas uma cidade q tem td pra ser mto melhor…

  5. O poeta Joaquim Bento descreve Serraria como a Princesa do brejo Paraibano em Seu Poema “Boa Tarde Serraria”.Nasceu no Olho D’Água de Fora, tendo sido fiscal de obra durante o exercício do prefeito Fenelon de Lima Wanderley.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: