Areia e Seus Museus

Os três museus

 O município de Areia localizado a 126km de João Pessoa e 46km de Campina Grande possui três museus com diferentes temáticas, são eles o Museu Pedro Américo, Museu da Rapadura e o Museu Regional Pader Rui.

Museu da Rapadura

A propriedade onde está localizado o museu possui um engenho que foi construído em 1870. O local foi desapropriado em 1933 pelo governo estadual para instalação da Escola de Agronomia do Nordeste, e em 1978 os prédios foram restaurados para a instalação do Museu da Rapadura. Lá, além de conhecer cada processo do trabalho artesanal, desde a velha almanjarra movida pela força dos escravos, até a colocação do doce nos já tradicinais formatos de tijolinhos, o visitante pode apreciar vários utensílios da época, como móveis rústicos, um relógio de parede de 226 anos que ainda funciona perfeitamente, uam pedra de moer milho, um gargalho de ferro que servia para prender escravos pelo pescoço, uma palmátória de ferro e um acervo de 280 garrafas de cachaça.

Museu Pedro Américo

Localizado na casa onde nasceu o pintor, em 1843, o museu Pedro Américo, curiosamente, não exibe nenhuma original do mesmo. Lá, além de alguns objetos que pertenceram a família, por razões de segurança, só estão expostos banners com imagens dos seus diversos trabalhos. A única obra original do pintor que se encontra em Areia, é a obra “Cristo Morto”.

Museu Regional

Está localizado na antiga casa paroquial, onde o cõnego Rui Barreira colecionou e guardou um grande acerto iconográfico. lá, além de objetos de arte, caça, uso e pesca produzidos pelos Bruxaxás, índios da nação Cariri que habitavam o planalto  de Areia. De acordo com a classificação elaborada pelos museólogos da Fundação Joaquim Nabuco, o museu Regional de Areia possui u mtotal de 15 coleções, que incluem: Antropologia Cultural, Antropologia Física,  Armaria, as Artes Gráficas, Plásticas e Sacras, Iconografia, Manuscritos, Maquinários e outros.

Anúncios

5 Respostas

  1. Sou da cidade de Areia e o acervo cultural é belíssimo e merece ser visitado por todos. Além dos museus, prédios coloniais, o município é conheicdo como a “terra da Cultura” pelos seus filhos ilustres como Pedro Américo, José Américo do Almeida, Horácio de Almeida, Semeão Leal, Álvaro e João Machado, Aurélio de Figueiredo, Coelho Lisboa, Otacílio de Albuquerque e tantos outros que engrandeceram a história da nossa gloriosa Paraíba.

  2. Estive lá nesse último caminho do frio , rota cultural 2010 e fiquei impressionada com a riqueza cultural da região bem como o aspecto geográfico de sua localização privilégiada da cidade.

  3. eu adorei o museu da rapadura muito imteressante as coisas rrarissimas que eu amei e vc é meu fã é claro por que ñ seria eu só super imteressante concordam claro que concordam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: