Santuário de Padre Ibiapina

 Igrejinha

Localizado em Santa Fé, povoado que faz parte do município de Solânea (a 13km do centro), e não de Arara como muitos pensam, os limites entre os municípios é o Rio Jacaré Amarelo. O santuário foi inaugurado no ano de 2000, lá foi construído um espaço para celebração de missas campais, todo dia 19 de cada mês há celebração no santuário, mas a data principal que reunem milhares de pessoas vindas de todo nordeste é o dia 19 de fevereiro, data de sua morte, no ano passado comemorou-se 200 anos de seu nascimento (05/08/1806), houveram grandes celebrações e seminários sobre a vida e obra do Padre Ibiapina. Do complexo do santuário fazem parte a casa que ele morou, onde hoje é a casa dos milagres, a Igreja, local de elebração de suas missas, seu mausoléu, um museu contendo muitos objetos pessoais e a casa de caridade fundada em 1866, sobre esta última seria interessante falar um pouco mais, já que foi a principal obra fundada por Padre Ibiapina; ao todo foram 22 casas de caridade construídas no nordeste, na Paraíba  foram 10. A idéia de base das Casas de Caridade foi o acolhimento das pequenas órfãs, ali as meninas receberiam uma educação completa e seriam preparadas para serem boas esposas e mães de família. A educação nestas casas era tão boa, a cargo das irmãs que ficaram conhecida por beatas, que muitas famílias pediram para que suas filhas pudessem participar da formação. Nas Casas de Caridade hava também a ” roda de enjeitados” pela qual  se recebiam as crianças cujas mães não tinham condições para criá-las.

No santuário existe um refeitório e alojamentos coletivos, quartos duplos, triplos e quadruplos. O espaço é usado para retiros, encontros e seminários.

Anúncios

4 Respostas

  1. PE IBIAPINA TEVE MUITOS FEITOS NA CIDADE DE PIO IX – PI, CONSTRUIU IGREJA, CAPELA, COLÉGIO E FEZ MILAGRES ATRAVÉS DE NOSSA SENHORA DO PATROCINIO, PADROEIRA DA CIDADE. MUITOS NÃO CONHECEM A SUA HISTORIA APÓS SUA PASSAGEM EM PIO IX. ROSA MELO DESCREVE O MILAGRE EM “RECORTE DE UM RETRATO” NO overblog.

  2. Estive no santuário, e adorei a visita, gostamos muito das irmãs que serve no santuário. MUITO ABRIGADO POR TUDO QUE VOCÊS FAZES NO SANTUÁRIO DO NOSSO QUERIDO PR. IBIABINA.

    FABIANO.

  3. Precisamos divulgar os grandes feitos que fez o Padre Ibiapina pelas as pessoas carentes e a Igreja de Cristo.

  4. Por favor, Alguem tem o numero do Santuario do Padre Ibiapina? desde ja agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: