O Cruzeiro de Roma

Cruzeiro de Roma

Distante 12 km da sede do município de Bananeiras, o Cruzeiro de Roma localizado a 550m de altitude é um dos pontos turísticos mais visitados do brejo, não poderia ser diferente, lá do alto consegue-se avistar uma bela paisagem, além de dezenas de municípios, inclusive do estado vizinho do Rio Grande do Norte, a melhor visibilidade é durante a noite. O complexo é formado por um cruzeiro construído na passagem do  século XX em 1901, uma capela erguida em 1907 em homenagem a sagrada família e uma construção anexa que serve de moradia de apoio, todo complexo foi erguido por um proprietário rural chamado João Rodrigues Neves. O cruzeiro é parada obrigatória para os peregrinos dos Caminhos de Padre Ibiapina, que ao chegarem lá no primeiro dia de caminhada encontram um lugar para comer e dormir. Dizem que Padre Cícero autorizava seus fiéis que tinham certa dificuldade de chegar  até o Juazeiro do Norte no Ceará a pagarem suas promessas no Cruzeiro de Roma. Em 2000 quando foi comemorado o jubileu do cristianismo foi construída uma porta santa com autorização do vaticano.

Anúncios

8 Respostas

  1. Parabéns pela matéria, o Cruzeiro de Roma realmente é belo e um dos principais pontos turisticos de Bananeiras/Pb. Aproveito a oportunidade para esclarecer que o famoso Cruzeiro não fica distante nenhum km do MUNICIPIO DE BANANERIAS, ele é noMunicipio e fica distante apenas 7KM DA CIDADE DE BANANEIRAS, é localizado no DISTRITO DE ROMA que tem esse nome em referência ao famoso CRUZEIRO que foi inaugurado no Reveilon, exatamente na virada entre os SÉC. IXX e SÉC.XX
    Parabéns.

    • Quanto a distância realmente alguém me informou que era 12km, talvez seja por dentro passando pelo engenho da Rainha. Obrigado pela informação e elogios.

  2. Nasci ai perto tenho 37 anos, moro no RJ e faz 28 anos que não vou ai, mas lembro muito bem do Cruzeiro de Roma, afinal minha família é de Roma, um abraço a todos dessa região e indico, visitem que e realmente uma obra de arte.

  3. Um beijo pro Sr Nael meu avô (mora em Roma) e família e pra meu pai de Lagoa do Matias o Vera da família Soares.

  4. estive la hj, fikei encatada

  5. sou de roma neto seu juao de neza Muito bonito este lugar e muito
    bom ir la e respirar um ar da natureza um lugar maravilhoso uma igreja linda uma visão linda da região vale muito apena ir lá com serteza

  6. Moro em Campina Grande e tive o imenso prazer de conhecer o Cruzeiro de Roma,lugar maravilhoso e belo,me senti muito mais perto de DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: