Padre Ibiapina

                                  Padre Ibiapina

Nos post anterior falei sobre os Caminhos de Padre Ibiapina, o justo agora seria falar um pouco sobre a vida e a obra deste grande homem que foi o maior missionário do interior do nordeste, tendo  peregrinado por cinco estados, difundindo a paz e o amor.

José Antônio de Maria Ibiapina, nasceu no dia 5 de agosto de 1806 em Sobral no estado do Ceará, filho de um casal de fazendeiros, seu pai e seu irmão foram ativistas da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador, tendo sido mortos por participarem desta última. Em 1823 ingressa no seminário de Olinda, mas deixa para iniciar os estudos em direito no ano de 1828, é eleito deputado em 1934 destacando-se como defensor das questões sociais, terminada sua legislatura, Ibiapina não mais desejava continuar na vida pública e se dedicou ao ofício de advogado, principalmente em causas de pessoas humildes e sem poses. Em 1853 após um  retiro espiritual de dois anos recebeu as primeiras ordens com consentimento do bispo D. João. Depois de ter sido professor do seminário inicia uma vida de peregrinação pelo interior do nordeste, do Piauí a Pernambuco, fundando colégios, hospitais, igrejas, cemitérios e açudes. A principal marca do Padre Ibiapina foras as 22  Casas de Caridade que começaram surgir da grande epidemia de cólera que se alastrou por Pernambuco prestando atendimento de saúde aos doentes mais pobres. Mais tarde e com a ajudade algumas religiosas missionárias (as beatas), as casas passaram a oferecer  formação moral e intelectual para jovens, além de abrigar órfãos, víuvas e abandonados. Acometido de um paralisia nas pernas, furto dos anos de peregrinação, padre Ibiapina ficou numa cadeira de rodas, acaba falecendo no dia 19 de fevereiro de 1883 em Santa Fé na cidade de Solânea(PB). Tantos foram os feitos de José Ibiapina que fora aclamado santo ainda em vida pelo povo nordestino. Atualmente seu processo de beatificação tramita no Vaticano.

Anúncios

3 Respostas

  1. O Padre Ibiapina é um santo do povo nordestino e tem alcançado muitas graças de Deus para quem recorre à sua proteção…É um perfeito exemplo de seguimento fiel a Jesus Cristo…

  2. Sou cearense e tenho a honra de conhecer a cidade em que ele nasceu, mas segundo os cmentários ele já é considerado santo, pois tenho certeza que é mais um dos anjos de DEUS.

  3. PADRE IBIAPINA TAMBÉM DEIXOU OBRAS EM BEZERROS-PE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: