Caminhos dos Engenhos

Produção

Este roteiro é para quem deseja conhecer os principais engenhos do brejo, elaborado com a parceria entre SEBRAE, PBTUR,prefeituras e donos dos engenhos, o objetivo principal  é fortalecer o turismo na região contribuindo para o desenvolvimento econômico, já que nos engenhos estão sempre a venda produtos como cachaça, rapadura, doces, artesanatos, além de alguns já possuir lugares para se comer e dormir.Participam do projeto 15 engenhos localizados principalmente nas cidades de Bananeiras, Pilões, Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Serraria. Para se fazer este roteiro é necessário vir num carro que aguente andar em estradas de barro, algumas vezes mal conservadas  principalmente no período chuvoso (entre maio e agosto).Além de conhecer os engenhos, suas histórias e todo processo de fabricação da cachaça e rapadura, você terá  a oportunidade de se refrescar tomando  banho nas várias cachoeiras ao longo do trajeto.

Anúncios

3 Respostas

  1. essa iniciativa do governo da paraiba e o maximo para melhor connhecermos nossa historia nossa cultura valeu

  2. Um dia desses, visitei um engenho fabricando rapadura e durante o processo, ainda na garapa quente, observei as pessoas adicionando um liquido amarelado escuro no taxo, o qual eles disseram que aquele líquido é proveniente da passagem da agua em cinza e que se chama DIQUADA ou dicuada. gostaria de saber porque se usa tal produto e qual o efeito da cinza na rapadura.
    Sem mais, desde já agradeço.

    Jordan

    • A dicuada contém substâncias básicas ( carbonatos e hidróxidos) que ajudarão a floculação de impurezas, formando uma espuma que será retirada antes da fervura. Por seu caráter básico, a dicuada também é utilizada na fabricação caseira de sabão, substituindo a soda cáustica ( hidróxido de sódio).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: