Areia, Patrimônio Histórico Nacional

Areia

Localizada a 130km da capital, a cidade de Areia obteve este mês no Rio de Janeiro o título de Patrimônio Histórico Nacional, anunciado pelo IPHAN, sendo a primeira cidade paraibana a possuir tal honraria, diga-se de passagem já não era hora. Mas você pode estar se perguntando: o que Areia tem pra justificar tal importância histórica? Só pra começar, foi lá em que foi construído o primeiro teatro da Paraíba, o Teatro Minerva, inaugurado em 1859, restaurado a pouco tempo guarda quase totalmente sua originalidade, o mesmo foi construído para arrecadar fundos para a libertação dos escravos, a cidade foi uma das  primeiras do Brasil a libertar todos os cativos, mesmo antes da Lei Áurea.

Você já deve ter visto nas aulas de história aquele quadro “O grito do Ipiranga” pintado por Pedro Américo, pois é, este grande pintor chorou pela primeira vez em Areia, a casa que ele nasceu é hoje um museu onde guarda réplicas das suas obras, o escritor José Américo de Almeida, autor do livro A Bagaceira, também é filho ilustre daquela cidade.

Areia possui um vasto patrimônio arquitetônico, casarões construídos no século XVIII e XIX que podemos ver nas ruas da cidade em bom estado de conservação, A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, edificada pelos escravos no século XVII é umas das poucas que existem na Paraíba. Será preciso mais de um post pra descrever tudo que Areia tem de atrativo turístico.

Anúncios

2 Respostas

  1. Em janeiro/2015, foi lançado na Fundação Casa de José Américo, o livro “Começou no Pirauá”, do professor Antônio Correia Lima, retratando hábitos e costumes do início do século passado, na cidade de Areia, mudanças socioeconômicas, desde o apogeu à decadência dos engenhos de rapadura e fazendas da região. Gostaria de saber como posso adquirir o livro, pois meu pai, hoje com 79 anos, nasceu naquela cidade, e eu gostaria de presenteá-lo com essa obra. Moramos em Vila Velha, ES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: