Cachoeira do Roncador é em Bananeiras

Cachoeira do Roncador

Situada a 13km do centro de Bananeiras,  a cachoeira do roncador (maior da paraíba) já foi motivo de muita polêmica entre os municípios de Pirpirituba, Borborema e Bananeiras quanto a sua localização geográfica. Muita gente acha que a cachoeira pertence ao município de Pirpirituba, pois é através dele que se tem o melhor acesso. Outros imaginam que pertença a Borborema porque é por lá que se tem o outro caminho, um pouco mais complicado principalmente na época das chuvas. O fato é que à margem esquerda do riacho Bananeiras, para quem vem de Pirpirituba, pertence ao município de Borborema e à margem direita ao município de Bananeiras. Explicando melhor, quando atravessamos aquela pequena ponte antes de chegarmos ao restaurante de dona Lurdes já estamos no município de Bananeiras, sendo assim o lado de dentro do roncador é Bananeiras e do lado de fora antes da ponte é Borborema. Polêmicas a parte, o importante é que a cachoeira é um patrimônio nosso e sua preservação é nosso dever. A SUDEMA ( Superintendência de Admnistração do Meio Ambiente) está cuidando para criar uma área de preservação ecológica e com certeza a participação dos três municípios será importante para a implementação de políticas que visem melhorar o acesso e principalmente na promoção de campanhas ambientais visando a preservação para as futuras gerações daquela que com certeza é a maior e mais bela queda d’água da Paraíba.

44 Respostas

  1. Tomara que criem mesmo a área de preservação e que criem tbm um programa para o desenvolvimento sustentável do turismo na região. Assim podemos ficar traquilos quanto a dois aspectos: a preservação do local e podermos apreciar a beleza das cachoeiras com certo conforto!

  2. e maravilhoso eu ja fui e tenho muitas fotos la

  3. esse lugar e de mais!!!abraços

  4. fui la ontem,eh tava cheio de copos descartaveis espalhados no chao umas manchas de fogo eh umas garafas de bebidas jogadas por la, eh uma pena que um lugar tao bonito nao tenha uma preservasao e um cuidado das pessoas que o visitao.

  5. galera qem for nao vai se arrepender…ja acampei varias vezes no roncador…mto excitante!!!

  6. feio é a degradacao dos turistas sem consciencia, jogam lixo por todo canto…isso q mata nossa natureza… =(

    VAMOS TER CONSCIENCIA GENTE…VAMOS APROVEITAR E RESPEITAR !!!

  7. [red]nossa essa cachoeira é muito linda
    gostei qualquer dia eu vou lá de novo…
    quando eu fui lá eu desci de “rapel”
    ainda bem que eu moro aqui em belém paraiba
    muito perto de bananeiras…….

  8. POow Essa Cachoeira é muito lLindáh Se algém For um Dia nella pode Entrar em Contato comigo

    Telefone: 3295 1441 Eo moro uns 50k longê Della maiis num Perco há Vontade De iiir…….

    • Estava aqui pesquisando sobre bananeiras, e encontrei esse site.
      Resolví te deixar uma resposta, pois estou com uma turma de amigos que está decidindo ir para lá!
      Qualquer coisa, vc pode entrar em contato comigo pelo meu E-mail.
      > pollygatha@hotmail.com
      Adoro fazer novas amizades,.. e agalera tambem!

      Rastafará!

      • Pollyana estou querendo viajar ssexta feira para conhecer a cahoeira do Roncador com meus 2 filhos de 7 e 9 anos e minha mae tbem,vc acha que é mais adequado eu me hospedar em Bananeiras ou se tem alguma pousada no roncador mesmo???Se vc pode me dá essa dica um abraço ,Séfora.

      • poly lá é otimo ja é a 2° vez que que vou lá, vc nao vai se arrepender, lá é muito lindo e bom pra alpinismo,e barracas e pode ficar a qualquer hora que quizer, meu msn: zilcleuciosantos@hotmail.com

  9. Mas a cachoeira não fica mais próximo do centro de Pirpirituba, pois está somente à 8Km e de bananeiras fica a 13Km?

    bem, ao menos o que diz o Site das Cachoeiras da Paraiba.

    • Quanto a localização em relação ao municípios de Bananeiras e Pirpirituba você tem razão, mas o fato da cachoeira está mais perto de Pirpirituba não quer dizer que pertença a este município, temos um caso muito interessante aqui em Solânea, o Santuário de Santa Fé está a apenas 300m do município de Arara e 15km de Solânea, no entanto ele não pertence a Arara como muitos acreditam e sim a Solânea.

  10. Com certeza, oficialmente ela não pertence ao municipio de Pirpirituba, mas pra chegar nela, vale mais a pena pegar o trecho Pirpirituba por ficar mais próximo da Maravilhosa Cachoeira do Roncador!

    Parabens pelo Site, você vai ganhar um link conosco.
    Abraços meu amigo!!

  11. a cachoeira la é irada,se vc for vc não vai se arrepender agora tem uma coisa vamos preservar por favor não joguem lixo falorrrrrr

  12. Soud e solanea mas moro no maranhao e noa conheço essa beleza natural e gostaria de entra enn contato com pesssoas de soalnea ou bananeiras .

  13. Bom dia, sou filho de Solanea mas moro na cidade de Buriticupu_MA, e sinto muita saudade dai, e principalmente agora que nao conheço ainda essa beleza natural de Bananeiras, mas em dezembro vou ai se Deus quizer conhecer.

  14. eu já fui lá é shwo vc fica encantado

  15. como que faz pra ir ai alguem pode esplicar pra mim

  16. Gostaria de saber se a cachoeira do Roncador é perene, se tem agua correndo o ano todo ou se é somente na época das chuvas.
    Pretendo brevemente visitar essa beleza de cahoeira.

  17. PARABÉNS. Também estive lá em fevereiro de 2010. A cachoeira é perene tem água o ano todo. Na época da chuva o volume de água é muito intenso. O melhor tempo do banho é o verão. Do restaurante de dona Lourdes se caminha a pé cerca de 20 minutos até a cachoeira. É um lugar perdido no tempo, pouco tocado pelo homem. Nela a gente se reporta a um passado muito distante. É necessário lembrar que alí não é lixão é uma dádiva do Criador. Somos todos responsáveis por sua preservação. Os grupos que visitarem a cochoeira, por favor tragam seus lixos. Eu mesmo colhi muitos copos, sacolas, garrafas, etc. Organize seu grupo, leve sua família.

  18. é bom demais!!!
    Fui ontem lá com alguns amigos
    e todos gostaram muito.
    A cachoeira é realmente linda!!!

  19. estou colcando uma pousada na cachoeira do roncado, no final do mes de maio ja estamos funcionando.ok. estou abrindo um saite. o nome e pousado da cacoheira do roncador.contado no fone
    08387804920.ok

  20. Estaremos ai amanha dia 25 conhecendo esse lugar bem legal com a turma do Colegio Antonio Coelho Dantas de Nova Palmeira.pb

  21. eu sinto muita sauldade da minha terra.
    tão amada por todos ………………………………..os bahanaos e pernanbucanos

  22. O local é mto bonito,mas o aceesso é mto ruim,e neta época de seca ,mês de outubro só tem uns filetezinhos de água,acho que vale mais apenas ir na época das chuvas.

  23. E qdo for não vá por Borborema,a estrada está péssima!!!

  24. Olá, gostaria de saber se a cachoeira tem água mesmo, durante o verão, e se é possível banhar-se nela. Há uma contradição nas informações. Grata.

  25. gostaria de saber se agora ja esta na epoca das chuvas e se a cachoeira ja tem bastante agua?

  26. Alguém poderia dizer como está o nível de água da cachoeira?E se tem restaurante proximo?

  27. sou paraibano moro no rio de janeiro

  28. fasão umas fotos mas detalhas da cidade o dos pontos turisticos da região e montem um aubum site com tudo detalhado …

  29. concerteza quero conhecer esse paraíso que o povo da paraíba têm e que eh lindo de se ver e gostoso de se sentir livre, inclusive poderia- se diminuir um pouco o custo das coisas por lá.. afinal tem pessoas que só vão uma vez lá.. e não consegue aproveitar ou explorar todas as maravilhas devido ao preço que é um tanto a desejar.. xeruh a todos e paz no coração.

  30. HOJE, SAIREMOS DE CAMPINA GRANDE, RUMO A CACHOEIRA DO RONCADOR. VAMOS FAZER UMA BELA REPORTAGEM PARA O PROGRAMA CAMERA ABERTA, DA TV ITARARÉ. O CAMERA ABERTA É EXIBIDO TODA QUARTA E TODA SEXTA, ÀS 13:30H.

  31. Gostei da cachoeira é belíssima, más o numero de pessoas é muito grande cada um faz o que quer, anda de cueca joga lixo por todo lugar alem de quatro cães andando livremente, a fiscalização estava lá de forma fraca e inoperante deixa a desejar, existe um bar na cachoeira que achei um absurdo, deve ser removido.
    A prefeitura de Bananeiras deveria cadastrar e fiscalizar os bares, o acesso das pessoas e veículos e fazer uma passarela até o local da queda d`água, banheiros públicos e incentivar o comercio no local, o turismo ecológico, rapel, MTB, caminhada, da pra ganhar muito dinheiro proteger a natureza e prosperar a comunidade.
    Não gostei e não vou mais, a beleza não compensa a desorganização.

  32. Rolee massa da gota meu essa cachoeira e aguas cristalina fonte de purificaçao da alma…

  33. Aquilo ali é uma mina, pois um dos prefeitos daquela região poderião investir la, pois ainda é muito prrigoso o caminho e falta hotel e ainda muita coisa esta a desejar, mais é muito linda mesma a cachorira, amei vamos pedi as autoridades para investir.

  34. Conheço,lá é muito bonito,mas concordo com um comentário lá em cima: a beleza não compensa a desorganização,o perigo da trilha e a falta de infraestrutura…o prefeito de Bananeiras é um lerdo em não investir lá. Fui e não pretendo voltar até que seja mais organizado e limpo.

    • De fato a cachoeira tem alguns problemas, como Carolina relatou, mas as providências estão sendo tomadas. Pra quem quiser evitar alguns transtornos a dica é não ir por lá no domingo, pois é o dia em que os nativos frequentam com maior intensidade causando um maior tumulto.

  35. Que tal um mapa (google maps?) do caminho até a cachoeira? Os meses de chuva sao de quando a quando?

  36. A Equipe Carcará de Caicó-RN enfrentou 4 horas de viagem para acampar na maravilhosa cachoeira do roncador!!muito massa lá!!!valeu a pena ir!!

  37. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ACESSO E ESTRUTURA NO LOCAL POIS SOMOS DE NATAL E QUEREMOS CONHECER AS BELEZAS NATURAIS DO ESTADO DA PARAÍBA (COMO PRAIA BELA QUE FOMOS RECENTEMENTE )
    SE ALGUÉM TIVER INFORMAÇÕES PASSAR POR EMAIL(alanleandro1978@hotmail.com) obg

Deixe um comentário

