Alagoa Grande

Teatro e Igreja Matriz

Alagoa Grande está situada a 110km da capital, possue 28.460 habitantes.Quando falamos o nome desta cidade nos vem logo na memória a tragédia  que aconteceu no dia 17 de junho de 2004; o rompimento da barragem Camará, que embora localizada no município de Alagoa Nova, suas consequências atingiram também Alagoa Grande, pois o rio Mamamguape elevou seu nível em mais de cinco metros inundando parte da cidade e desabrigando mais de mil pessoas.

A cidade era pertencente ao município de Areia até meados do século XIX quando se tornou independente. A região cresceu muito naquele século por causa da agricultura de cana-de-açucar. No centro da cidade ainda existem casarões que testemunham este momento de grandeza econômica do município, alguns são cobertos por azulejos importados de Portugal. Alagoa Grande tem um  filho e uma filha ilustres, o primeiro é Jackson do Pandeiro que foi o maior ritmista da história da música popular brasileira e junto com Luiz Gonzaga, foi responsável pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. A filha é Maria Margarida Alves, sindicalista que lutava em defesa dos interesses do homem do campo que não tinham muitos direitos diante da exploração dos senhores de engenhos, morreu assassinada na frente do único filho.

Existe a possibilidade de se fazer turismo histórico na cidade e nos engenhos e o  turismo ecológico. Sobre os pontos turísticos falarei em outro post.

About these ads

5 Respostas

  1. cidade boa pra morar..pena que esta cheia de politicos safadoos que impedem o crescimento dela!!!!!!

  2. Concordo plenamente com o comentário acima. Porém a culpa é da população alienada entre duas familias que revesam o poder a cada oito anos e fingem ser adversários politicos.

  3. Alagoa Grande e muito bonita agora ele esta precisando ser adaptada para as pessoas com deficiencia fazer visitas jeva a escada do teatro e suas praças

  4. É MINHA CIDADE NATAL.SAI DAI COM 21ANOS DE IDADE, EM 1989.HOJE MORO EM SÃO PAULO.ACHO QUE EM TODO LUGAR TEM POLÍTICO CORRUPTO. CABE O POVO PENSAR NA HORA DE VOTAR. UM ABRAÇO. JOSINALDO ALVES DOS SANTOS.

  5. Tenho boas recordações dessa cidade maravilhosa… a última vez que estive lá foi em 1997, após esta data perdi contato com a família do meu pai. Estou procurando pelos meus avós Manoel e Maria Tertulina dos Santos, mais conhecida como Dona Nininha, quem souber de notícias me contacte por gentileza. Soube que mudaram para Remígio, se houver alguém dessa família em Alagoa Grande que puder me dar notícias agradeço.
    Abç,
    Luciana da Silva. Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: